
paz na terra aos homens de boas voltades
Exaltação do espírito; alucinação; entusiasmo.



Andava pelas barracas de camelô, enquanto reclamava da vida e de Deus, de tudo e de todos, com ou sem razão. Foi então que numa barraca, acho que era na do pé da estação, vi uma coisa inacreditável estampada numa camisa branca. Era uma imagem de um ser poderoso, abrindo os céus e dizendo: Não temas. Eu sou contigo.
Agora todo dia aqui tem água. Disse a vizinha empolgada e agradecida à repórter de uma emissora de TV. A alegria de Dona Vera era porque a CEDAE recentemente havia feito um reparo no sistema de abastecimento do pequeno bairro do Riaçhão. Mas não era só Dona Vera que estava feliz, a galera na frente da câmera, dando tchauzinhos e fazendo palhaçadas também comemorava, sabe-se lá o que... Eu não, eu ficava de longe, só de butuca...
Um homem muito poderoso que, gostava de ser chamado de Alpha, apareceu do nada e resolveu, do nada, possuir uma fazenda. Levou uns sete dias para deixa - lá como ele queria.
Alpha cuidou para que cada coisa, segundo ele, estivesse no seu devido lugar, mas percebeu que faltava algo na fazenda, então, Alpha teve uma ideia: Um homem! Mas logo percebeu que não era bom que sua cria ficasse só e enquanto o homem dormia, Alpha tirou algo dele...
Quando o homem acordou havia ganhado uma mulher de "presente".
Alpha disse aos dois que eram livres, mas que deviam obedecer sua ordem e os proibiu de chupar a laranja da árvore central da fazenda.
Os dias passavam e os dois viviam felizes, passeando pelos jardins daquele lugar perfeito...
Até que um forasteiro, audacioso e sagaz, entrou na fazenda.
Talvez por descuido de Alpha ou talvez porque quis fazer vista grossa.
"Alpha sabe que no dia em que chuparem a laranja da árvore central, seus olhos se abrirão
e como ele, conhecerão o bem e o mau." Disse o forasteiro à mulher, que acabou desobedecendo Alpha, chupou a laranja e na mesma hora deu a fruta ao seu homem.
Então Alpha apareceu pra saber como estavam as coisas e encontrou o homem e a mulher escondidos entre os arbustos, fazendo amor. Vendo aquilo, Alpha se encheu de ira e os castigou, obrigando o homem a trabalhar para sobreviver e a mulher a ser sua esposa. Quanto ao forasteiro, Alpha mandou amputar todos os membros do seu corpo o obrigando a rastejar por todo o grande quebra-cabeça.